My immortal by Filipa Azevedo in Familia Supersatar




Ora bem...estava eu muito bem descansadinha da minha vida a ver o família superstar no domingo, que não tenho tempo de acompanhar durante a semana devido às horas impróprias a que dá (ou se calhar eu é que tenho horários impróprios), quando oiço que a musica que mais me diz alguma coisa no mundo inteiro vai ser interpretada.
Pensei duas vezes...vejo ou não vejo?!
Não queria ficar escandalizada ou horrorizada com mais uma má interpretação ou com a "subtileza" com que algumas músicas são alteradas só para favorecer os concorrentes (que muitas vezes não têm aptidão nenhuma para cantar determinado estilo de música e que assim arranjam uma maneira de fazer uma actuação menos má!
Decidi-me…!
Bem…deixa lá ver o que é que a miúda é capaz de fazer..!
Ouvi, e a música tocou-me da mesma maneira que o original… e nem todos foram capazes de fazer isso até hoje…pensei…bem, a miúda já se safou esta semana!
Verdade seja dita…desafinou apenas uma vez no início e enganou-se em duas palavras…nada de especial… seguiu o estilo da música, não precisou de apoio do coro, e embora tenha cantado uma nota abaixo do que a Amy Lee (para quem não sabe vocalista dos Evanescence) costuma cantar, manteve a postura e foi certinha do princípio ao fim, não me chocando nem um bocadinho.
Até aqui tudo muito bem!
Mas é exactamente nas ocasiões em que acho que nada pode estragar o momento que as coisas mais insólitas acontecem… não houve excepção à regra!
A Sra Dra Clara de Sousa diz assim “é a minha opinião por isso não é nenhuma asneira para mim aquilo que eu vou dizer! Eu já vi os Evanescence ao vivo, e a Filipa canta melhor que a vocalista. Este tema é muito complicado porque ela torce-se toda a cantar esta musica, aliás no Rock in Rio até teve uns problemas, ela torce-se toda a cantar. Há pouco estava aqui a falar com os meus colegas e disse, a Filipa vai cantar o My Immortal e é mais difícil beber um copo de água do que cantar esta musica!”
Ora muito bem…minha querida…desculpe lá discordar da sua opinião que para mim, sim, é uma asneira!
Primeiro que tudo o concerto ao vivo que a Sra deve ter visto e como referiu, foi no Rock in Rio, e pelos vistos também devia saber que a Amy estava com uma amigdalite, agora gostava de perceber como é que é possível fazer uma comparação assim. Porque nesse caso vamos por todos os intérpretes originais das músicas doentes para que os concorrentes possam ser melhores! Depois, como é que alguém pode cantar melhor que a pessoa que escreveu a letra, compôs a musica e para alem de interpretar a música conforme quer ainda utiliza os agudos da forma que a vocalista dos Evanescence utiliza?!
Decididamente não percebo! O que é que pessoas que não percebem um mínimo de musica como é o caso da Sra Dra Clara de Sousa (como também é o caso do Sr Nuno Markl e da Sra Dona Ana Bola na Operação Triunfo) vão fazer para este tipo de programas, se não fazem a mínima ideia das barbaridades que para lá vão dizer?! Dediquem-se à comunicação, ao Stand-up e ao teatro que é o melhor que fazem na vida!

P.s – Sr. Nelson Rosado, para quem diz que aprecia Evanescence deveria saber que o nome da vocalista é Amy e não Emily e para que está no mundo da musica há tantos anos também acho que não devia compactuar com as coisas mais absurdas que os companheiros do júri dizem só porque sim…
Enfim…

Opiniões pessoais à parte eu até acho que a Filipa cantou espectacularmente bem!

18 comentários:

Anónimo disse...

A minha Clara é que sabe..=p


A miúda cantou bem...só não vai ganhar porque a mãe deixa muito a desejar...

Programinhas de domingo..humm muito bom*

' Claudjinha disse...

wow! mesmo bem! nao eh qualquer um q consegue fazer aquilo... :D

Anónimo disse...

Caro cybernauta, em primeiro lugar quando fala da jornalista Clara de Sousa deve ter cuidado com a sua expressão escrita e não publicar termos como " pelos vistos" , mas sim "pelo visto" . Clara de Sousa merece essa consideração uma vez que é uma jornalista de elite.
Depois deixe-me que lhe diga que Clara de Sousa, ao contrario do que o senhor diz, talvez perceba mais de música que sua excelência, uma vez que muitos são os anos de rádio que por ela passaram ,deve ter ouvido mais música que o senhor em toda a sua vida, entrevistou grandes nomes da música e fala com conhecimento de causa. Para finalizar "Depois, como é que alguém pode cantar melhor que a pessoa que escreveu a letra, compôs a musica " , ora meu caro, pegue num cd da Amalia Rodrigues e em dezenas de outros fadistas que cantam as suas músicas e veja lá se o que o senhor afirmou é correcto.
Continuação de uma boa tarde.

Take Me As I Am disse...

Cara Cátia Ferreira!
Primeiro que tudo e antes de mais nada vou agradecer pela visita e por se ter dado ao trabalho de comentar!
Prosseguindo...Uma vez que se visitou este espaço e que se decidiu a comentá-lo podia ao menos ter tido o cuidado de ver quem o escreve para não se dirigir a mim como caro senhor (só assim naquela de preciosismos!)
Depois... Sempre que escrevi ou falei nessa expressão que fez o favor de referir ("pelos vistos"), nunca fui corrigida (e acredite que tive professores de português e de Lingua e Produção textual bastante exigentes nesse campo), por isso acredito que esteja escrito da melhor forma (se tiver forma de me provar o contrário agradeço!)
Passando à frente…A questão da Sra Dra Clara de Sousa saber ou não de música. Bem, neste caso tenho de lhe fazer ver a realidade, é que lá por Clara de Sousa ter trabalhado na Rádio da Parede (rádio pirata) e na Rádio Marginal (como pivô, a ler noticias), não quer dizer que a Sra Dra saiba avaliar se um concorrente cantou no seu tom, se desafinou, e pelos vistos nem sabe ver quando se enganam nas letras das músicas, e desculpe-me que lhe diga mas isto não se aprende por se trabalhar numa rádio! Alem de que sou filha de músico, nasci a ouvir musica e cresci a ouvir comentários e apreciações sobre isso...por isso, talvez mais uma vez esteja enganada no seu comentário!
E chegado ao momento em que talvez lhe dê um pouquinho de razão, tenho ainda de referir que só a pessoa que escreve a letra e compõe a musicalidade do tema (como é o caso de My immortal pelaAmy Lee) é que sabe qual o ênfase que lhe pretende dar e qual é a intencionalidade da música, ainda que por vezes não esteja nas melhores das condições por motivos físicos para interpretar a música que compôs! E não acho correcto basearem-se numa actuação isolada e na qual a cantora estava com algumas limitações para fazerem comentários deste género.


Fica ainda aqui um link para uma entrevista com a Sra Dra Clara de Sousa para que entenda algumas questões!

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=255843&idselect=17&idCanal=17&p=22



Sem mais assunto, e com os melhores cumprimentos esperando que talvez volte e leia o que aqui lhe deixo =)

Susana Henrique (a autora do blog)

Anónimo disse...

Cara Susana, lamento dizer-lhe que talvez os seus professores de Português e de Língua e Produção Textual não fossem assim tão exigentes ou então a senhora reprovou na cadeira. Pois ninguém, minimamente alfabetizado, diz:"não houveram excepção à regra". Primeiro, não é "houveram"(não existe!), mas sim "houve". Segundo, não é "excepção", mas sim "excepções" senão cairíamos num agramaticalismo.E continua a senhora a dizer: " À pouco estava aqui a falar com os meus colegas ". Não é "à" mas sim "há"! E para terminar a análise ao seu texto carregado de erros, digo-lhe que a seguinte frase, tem mais... um erro(!): "mundo da musica à tantos anos também acho que não devia compactuar com as coisas mais absurdas que os companheiros do júri dizem só porque sim…". Susana, não é " à tantos anos" mas sim " há tantos anos". Devia ter mais algumas aulinhas! Pois é realmente triste ter um blogue e não saber escrever... não fira mais as palavras! Por favor...

Take Me As I Am disse...

Caro anónimo ou Cátia Ferreira ou whatever!

Se não conhece por favor abstenha-se de comentar, porque se houve bons professores na minha carreira estudantil foram sem margem para dúvidas os de Português, Língua Portuguesa ou Língua e Produção Textual!
Depois, devo confessar que nunca acertei muito com a diferenciação entre o "à" e o "há" portanto está explicada a minha falha!
Quanto ao "houveram" foi sem duvida um erro meu e devo afirmar que se devia ao facto de estar bastante ensonada!
Não se preocupe que faço questão de corrigir as ditas falhas..!
Já agora, não seria mais proveitoso discutir o tema em detrimento da forma de escrita?!
Ou é um professor de português frustrado e no desemprego?!

Agora uma "recomendaçãozita" arranje vida própria porque vir aqui ao blog dos outros tecer comentários ao português escrito está "demodé"..Ou então olhe...arranje um blog para si, nem que seja para dar aulas de bom português a alguém! Que lhe parece?! Depois envie-me o link! =D

Unknown disse...

'Take me as I am', concordo a 100% com o que escreveu no seu post. Só o compositor sabe o que é a sua música na sua totalidade, as outras pessoas podem depois apenas interpretá-la segundo as suas próprias vivências. Não se deve julgar um cantor por uma, e apenas uma, actuação. Também não concordo com jurados em programas musicais que têm muito pouco a ver com a profissão de músico.
Beijinhos!

Take Me As I Am disse...

Obrigado pela deslocação aqui ao blogzito mundano =)
E um obrigado ainda maior por se ter dado ao trabalho de comentar o contexto ;)

Será sempre bem-vinda aqui por estes lados
até uma próxima *

Anónimo disse...

ó la la!´
a filipa teve expetakulr!!

Anónimo disse...

Cara Susana,
Acho-a de uma arrogância inacreditável. Deveria agradecer aos leitores do seu blogue por darem a sua opinião. Mas não... em vez disso responde grosseiramente aos seus comentários, como que lá por ser a autora deste mísero blogue mandasse na opinião dos seus leitores.
Felizmente ainda há (e não "à" como costuma escrever) gente com espírito crítico e que não tem medo de dar as suas opiniões.
Bom 2008!

PS: Também achei a prestação da Azevedo espectacular...

Take Me As I Am disse...

Caro anónimo,

tem piada que não seja capaz de de dar a cara neste mísero blog como lhe chama (até o pode ser, mas nesse caso pq é que se dá ao trabalho de se deslocar até aqui e pior de perder o seu tempo a comentar?!)
Centrando-me no assunto principal, e se leu os comentários e as suas respectivas respostas, deve ter visto que não fui mal educada e não feri a susceptibilidade de ninguém que aqui tenha vindo comentar!
Mas se é da opinião que as respostas foram grosseiras até o posso tentar entender..
De qualquer modo e visto que considera que cada um é livre de dar a sua opinião, também devia respeitar a minha, e ver que este post foi exactamente isso, dar a minha opinião, num local que por sinal é de minha autoria (e não, não estou a ser arrogante ou convencida) e no qual tenho o direito de postar aquilo que queira e bem entender sem ter que pedir opinião ou autorização a ninguém!
Não foi e nunca será minha intenção criticar, ser mal educada, ou responder grosseiramente a qualquer pessoa que se desloque aqui e que dispenda aqui algum do seu tempo!
Ainda assim, obrigado por expressar a sua opinião.

Quanto aos "à" e "há" já confessei que sempre foram um problema..mas se estiver disposto a corrigir-me que o faça correctamente e se o incomoda tanto ao menos explique-me o porquê do meu erro de forma a poder debelá-lo!

Pode ser?!

P.s. Bom 2008 e volte sempre!

Anónimo disse...

Devia ter mais respeito para c/ as pessoas. Uma coisa e dar a sua opiniao outra e ser arrogante e mal educada.

Agora vou descer ao teu nivel para tu entenderes...

Es Uma GANDA P*T* e pela foto pareces uma ranhosa.Lava a boca antes de falares de uma pessoa que nem conheces e alem de mais e respeitada no panorama nacional pela sua carreira jornalistica!!

ps: desculpe os erros estava ensonado.(mas o sono nao lhe tirou a má lingua)

Take Me As I Am disse...

Respeito é Bonito

Não sei sequer porque é que se dá ao trabalho de comentar uma coisa que não lhe diz respeito!

Nunca critiquei nem desvalorizei a carreira da Sra Dra Clara de Sousa enquanto jornalista e profissional da comunicação, apenas afirmei que cada pessoa nasce para o que nasce e que não tem de andar a fazer uma coisa que não é da sua competência.

E já agora caso não tenha reparado não fui mal educada com ninguém como foi comigo. A única coisa que fiz foi defender o que escrevi em vez de pedir desculpa por dar a minha opinião!


Quanto à sua opinião sobre a minha pessoa, cada um é livre de ter a sua, mas não devia fazer juizos de valor de uma pessoa que não conhece.
E pra isso já me chega as pessoas que conheço pessoalmente, não preciso de outros que se escondem atrás de um ecrã sem pelo menos assinarem aquilo que dizem!
Sem mais assunto. Espero que estejamos entendidos e que à próxima vez que aqui vier tenha um bocadinho de consideração pelas pessoas que visitam este blog e que não têm de ler as suas palavras de descontentamento não apropriadas as estes sitios.

Tiago Mendes disse...

"cada pessoa nasce para o que nasce e que não tem de andar a fazer uma coisa que não é da sua competência." by Take me as I am

Muito boa noite. De toda a novela qe já aqui corre nos comentários, só tenho isto a comentar. Take me as I am, penso que as pessoas não estão centradas em apenas um objectivo da vida, podem... como hei de dizer, seguir vários caminhos. Nada nos diz que a Clara de Sousa não fez um curso musical antes de ir para o concurso fazer de júri. Mas uma coisa que detecto no Família Superstar é mesmo a falta de correcções dos "desafinanços" quase constantes em todas as músicas.

Em seguida, quero dizer que, excluindo o desafino inicial da Filipa e de a música começar num tom demsadiado baixo para ela (mas não havia nada a fazer visto que depois aumentava bastante e ela já não conseguia ir mais alto) foi uma das melhores músicas interpretadas do programa, juntamente com a a qu a Filipa interpretou na Gala do Espirito Natalicio, que acho que ainda ultrapasso a My Immortal.

Comprimentos,
Tiago'
www.reflexoesexteriores.blogspot.com

Anónimo disse...

E que tal deixarem-se de picardias, será que não entendem que cada ser humano é livre de expressar o que quer que seja? Quanto à questão da escrita, dos erros,ninguém é perfeito, até figuras conseituadas da literatura portuguesa se dão ao luxo de se enganarem,quanto mais um mero popular... Por essas e por outras que vivemos num país de coscovelhice, que é alimentada por todos,quando deveriam olharem-se primeiro ao espelho para então depois PENSAR falar da pessoa alheia..Boa ideia nao?!
Em relação à Filipa, se músicos profissionais,agentes musicais,produtores,jamais confirmaram um desafinanço qualquer da Filipa,porquê inventar tal coisa? AH que admitir que Filipa Azevedo é detentora de uma excelente voz,e que muitos cantores profissionais, não possuem tal talento que a miúda tem...Aguardem para ver o futuro que a música reserva para esta simples, e humilde pessoa,FIlipa Azevedo..Parabéns Filipa,foste fantástica, decobriu-se um enorme talento...

Take Me As I Am disse...

Tiago'

" Nada nos diz que a Clara de Sousa não fez um curso musical antes de ir para o concurso fazer de júri."

É certo que podemos seguir mais do que um caminho, e também é certo que a Sra Dra Clara de Sousa já trabalhou na rádio..mas avaliar alguém pelos seus dotes musicais não se pode fazer assim do "pé pra mão"!


"foi uma das melhores músicas interpretadas do programa, juntamente com a a qu a Filipa interpretou na Gala do Espirito Natalicio, que acho que ainda ultrapasso a My Immortal."

Quanto a isto só tenho de dizer que concordo plenamente. Ninguém aqui que tenha lido o meu post com atenção me viu dizer mal da actuação da Filipa tirando as duas falhas que comentei. Foi, sem dúvida uma das actuações que mais apreciei em todo o programa!

Parece é que há gente que não percebeu isso, mas enfim, não posso fazer nada..

Um obrigado pela visita e pelo comentário =)

*

Take Me As I Am disse...

Anónimo

"Em relação à Filipa, se músicos profissionais,agentes musicais,produtores,jamais confirmaram um desafinanço qualquer da Filipa,porquê inventar tal coisa?"

Não vi até hoje nenhuma dessas personalidades comentar qualquer uma das actuações de qualquer elemento do programa..

"Ha que admitir que Filipa Azevedo é detentora de uma excelente voz,e que muitos cantores profissionais, não possuem tal talento que a miúda tem..."

Eu nunca disse o contrário, e acho exactamente o mesmo!
Espero que vá longe e que seja mais uma distinta representante da música portuguesa!

Obrigado pela deslocação e pelo comentário =)

*

Anónimo disse...

Uma coisa é certa o blog tá mto interessante visto q m prendeu a atenção para ler tds os comentarios durant uma boa meia hora...
e ja agora quero dzr que senhores/senhoras que sbm tao bem bom portugues na deviam perder o seu precioso tempo a comentar um blog com tantos erros deviam ir procurar emprego na area ou se entreter com a enciclopédia... se na kerem falar do tema pk vêm prá ki...
bem ja tou a dispersar...
na minha opiniao a Filipa cantou maravilhosmnt bem apesar de ter dado os tais 2 erros, axo k ela tem 1 voz fora do comum, mas tb adoro Evanescence e na minha opiniao a Amy é uma cantora 5*... bem... kto à clara se tinha ficado em casa a preparar as noticias do proximo dia em vez de participar nakele programa tinha ganho +... bem é só ixto que tenho pra dzr e kto aos criticos de Português sim eu escrevo assim pk m apetece...
Fika bem *