Decididamente não consigo perceber o meu Sporting!






Uma equipa destas, que luta pela conquista do titulo maior do futebol português todos os anos não se pode dar ao luxo de andar a desperdiçar pontos assim…
Em antecipação ao jogo com o Braga, alguém me dizia que a deslocação à Pedreira ia ser um jogo fácil, que o Sporting local não anda a jogar nada e que os Verdes iam ganhar sem problemas. Ripostei..! O Braga em casa é sempre uma equipa difícil e cada vez que joga contra o Sporting regenera-se!
Pelos vistos não podia estar mais certa!
O Braga foi grande, não há dúvidas, mereceram inteiramente a vitória…ainda que me custe admitir (custa sempre). Depois da derrota por 3-0 no estádio do Mar com o Leixões recentemente promovido, eis que retribui na mesma moeda no jogo seguinte.
O que eu não percebo, e que me vai custar a digerir nos próximos tempos é a inconstância pela qual o SCP tem passado!
Depois de 3 jogos sem ganhar, 0-0 com o Nacional na Choupana, 1-2 em Alvalade com o Fátima e 2-1 em Roma, lá conseguiram uma vitória arrancada a ferros em Fátima por 3-2, (certamente com a ajuda da Santa!) e lá a muito custo conseguiram ganhar por números expressivos, em Alvalade frente à Naval. Foi, sem duvida uma vitória justa, mas nada explica a expressividade do marcador, 4-1. Aproveitaram as oportunidades que lhes foram dadas, é verdade, mas a Naval não merecia resultado tão pesado.
Segue-se novo jogo em Alvalade, desta vez frente à Roma… depois de estarem a perder 0-1 logo aos 4 minutos contra a maré do jogo, sim porque embora a Roma tenha tido oportunidade de marcar antes, mas o Sporting dominava, pegaram no jogo e deram a volta ao marcador com dois golos de Liedson que continua a ser o abono de família desta equipa. Atacaram, atacaram e atacaram, podiam ter marcado por várias vezes e só não o fizeram por infelicidade ou porque as equipas italianas são peritas em defender!
Chega o minuto 89 e sofrem um golo que nem os italianos sabem como marcaram…pura infelicidade de um jogador que tem sido a base daquela equipa, Polga faz um autogolo quando tenta cortar um livre. O Sporting empata e quase que dita a sua sorte na Champions, vão ser recambiados para a Taça UEFA, isto se não se perderem pelo caminho!
Há que levantar a cabeça, até jogaram bem e há um jogo frente ao Braga para preparar.
Sem Stojkcovic na baliza outra vez e sem Vukcevic que tem sido um dos mais inconformados no ataque, o Sporting entra em campo resignado à defesa com os minhotos em pressão alta e a encostar o Sporting às cordas!
Golo aos 27’, inteiramente merecido por uma equipa que ao intervalo já contava com mais de 10 remates. Paulo Bento mexe na equipa e tira Ronny (que não estava a jogar ponta, para variar) e insere Purovic no jogo. A equipa de Alvalade arrebitou e podia ter marcado, mas não marcou e pior ainda sofre dois golos aos 63’ e aos 65’ quando podia já ter empatado o jogo. Foram dois golos de rajada que fizeram Paulo Bento repensar no jogo e refazer a defesa, colocando Marian Had na esquerda para travar João Pereira (aka Puto estúpido..não, nunca gostei dele!) voltando a jogar com 4 defesas.
O Sporting continuava a atacar, mas não foi isso que alterou alguma coisa no resultado e este só não foi ampliado por parte do Braga porque os postes foram abençoados!
O Sporting hoje não teve as suas pérolas, João Moutinho à muito que anda desaparecido, Romagnoli parecia estar em dia não agarrando-se demasiado à bola, Izmailov não foi decisivo como contra o Roma, Vukcevic não estava para desequilibrar, Djaló já jogou um bocadinho melhor ainda que não tenha feito nada de profícuo e as culpas recaíram em Liedson que não resolveu!
E agora eu pergunto….como é que é possível que Liedson seja culpado quando na maioria das vezes ele teve de vir buscar a bola ao meio campo (como habitualmente faz) e depois não tinha linhas de passe?!
Acordem! O Liedson não pode fazer tudo sozinho! É um grande jogador, mas não é uma equipa inteira
Paulo Bento refere-se ao jogo como “horrível por parte do Sporting” Diz que não esperava estar a tantos pontos da liderança nem no lugar em que está, mas que o campeonato coloca as equipas onde elas devem estar, e que o Sporting pelo que tem feito no campeonato não merece estar melhor classificado! (ora aí está, concordo plenamente!)
Resignem-se, a defesa do Sporting está em crise ainda que tenhamos 2 dos melhores centrais da liga portuguesa… Stojkovic apesar dos seus patos faz falta… O João Moutinho tem de ser colocado na sua posição… O Miguel Veloso não pode andar a fazer as vezes dos centrais… Têm de arranjar um ponta de lança à altura de fazer companhia a Liedson… E este não pode andar a recuperar bolas na defesa e depois esperarem que ele esteja em frente à baliza para fazer golos!
Conclusão… o Sporting não joga bem contra equipas que fazem pressão alta, nem contra equipas que jogam em contra-ataque… e ou senhor Paulo Bento que muito estimo se “põe a pau” ou as coisas vão começar a correr mal na sua vida lá prós lados de Alvalade!
Espero sinceramente que a pausa no campeonato lhes sirva de alguma coisa e que quando retomarem venham com as ideias no sítio e façam alguma coisa de jeito nos dois terços do campeonato que faltam jogar!


P.s. E como sportinguista ferrenha que sou, talvez o melhor seja que não me toquem neste assunto durante os próximos minutos…ou horas…ou dias..ou se calhar não me falem em futebol durante as duas semanas em que o campeonato vai estar parado, porque talvez a minha reacção não seja das melhores…

1 comentário:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

gostei muito deste post, parabéns