Hergé - 100 anos após o seu nascimento








Hergé é Tintin Tintin é Hergé



"Tintin sou eu!", disse Hergé.


Fê-lo como autor mas também consciente da ligação profunda que o unia ao jovem repórter 'globetrotter'. Nascido a 22 de Maio de 1907, na Bélgica, Hergé revelar-se-ia um homem circunspecto, muito apegado às suas criações, preso à educação religiosa de que demorou a libertar-se. O Hergé-homem apagou-se voluntariamente para dar a ribalta a Tintin, fazendo dele a sua vida entre 1929 , data de nascimento da personagem, e 1950 (formação do Estúdio Hergé). "Tintin no Tibete" (1958) marca a viragem é uma obra íntima na qual o autor, ao mesmo tempo que Tintin procura o amigo desaparecido no gelo do Tibete, se busca a si mesmo. Após longo período de incertezas, no qual pondera largar tudo, exorciza fantasmas, refunde convicções - e assume a relação com Fanny, colorista que seria a sua segunda esposa. Surge então o Hergé-homem que ganha novo gosto pela vida, visitando muitos dos países onde Tintin o precedera e dando livre curso ao seu interesse pela arte moderna. Morreu em 3 de Março de 1983, deixando incompleto o álbum "Tintin e Alph-art".




In Jornal de Noticias








A BD foi desde pequena a minha companheira das tardes livres.


As aventuras de tintin fizeram parte do meu imaginário infantil desde que aprendi a ler. Orgulho-me de poder dizer que tenho todos os livros e que já os li vezes sem conta...São daqueles que tenho pena que não haja mais e que não possa voltar a ler uma história nova!


É daí talvez que vem também o meu fascinio pelo jornalismo e inesgotável fonte de força de vontade para alcançar esse objectivo...


Tenho saudades das personagens, da forma de escrita, dos desenhos perfeccionistas...




Obrigado Georges Remi (Hergé)


Sem comentários: